O M1A é uma versão civil do fuzil M14 projetado e fabricado pela Springfield Armory, Inc. em 1974. O termo "M1A" é um título de propriedade de Springfield Armory do padrão do rifle M14. Inicialmente os Rifles M1A foram construídos com peças excedentes GI até Springfield Armory, Inc. começar a fabricar suas próprias peças.
O M1A Springfield Armory é, na maioria das vezes, idêntico ao M14. Há, no entanto, algumas diferenças:
Os receptores do M1A são feitas a partir de investimentos de precisão elenco ligas de aço AISI 8620. Os receptores militares do M14 foram fabricados com a queda de forjar processo, que é mais complicado e mais caro. Até por volta do final dos anos 1990, o M1A produzido pela Springfield Armory manteve o corte na traseira direita do estoque para o selector encontrados no M14. Springfield Armory também omitiu o "7,62 MM" designador de calibre no receptor M1A desde 1991.
Uma vez que a proibição de armas de assalto de 1994 foi aprovada, proibindo (entre outras funções) talões de baioneta, o M1A não fornecido com um terminal de baioneta. Embora a lei de 1994 expirou em setembro de 2004, tornando lugs baioneta legal de novo (na maioria dos estados), Springfield Armory não retornou com esse recurso. Desde o lug baioneta é anexado ao supressor de flash , "pós proibição" rifles pode ser facilmente equipado com um terminal de baioneta pela montagem de um pré-ban supressor flash.
A proibição de armas de assalto na Califórnia, que entrou em vigor 1 de janeiro de 2000, proibiu os supressores de flash em todos os fuzis semi-automáticos capazes de aceitar um compartimento destacável. Como resultado, a Springfield Armory projetou um focinho freio , que instalado no lugar do supressor flash padrão em todos os modelos que foram vendidos na Califórnia. O focinho freio reduz a subida do barril, permitindo que o operador objetivo mais rapidamente para um outro tiro.
A maioria dos rifles M1A fabricados desde 1971 foram feitos para o mercado comercial e, portanto, só eram fabricados e vendidos na versão semi-automática. No entanto, estima-se que bem menos de mil rifles M14 foram fabricados e registrados para a posse de civis antes da passagem da Lei de Proteção de arma de fogo em 19 de maio de 1986. Springfield Armory, Inc. e Smith Empresa foram as duas empresas que produziam rifles tipo M14 para a posse de civis. Até Maio de 1986, Springfield Armory, Inc. tinha um Departamento de Automáticas completo em sua fábrica em Illinois. Poucos rifles M1A foram convertidos em automáticos e registrados com o ATF por Classe II fabricantes como Neal Smith e Armory Rock Island (também propriedade da família Reese). Os receptores destes rifles de fogo selecionar têm a lug seletor e cortes operacionais vara ferroviário para o conjunto do conector.
O M1A Springfield Armory é, na maioria das vezes, idêntico ao M14. Há, no entanto, algumas diferenças:
Os receptores do M1A são feitas a partir de investimentos de precisão elenco ligas de aço AISI 8620. Os receptores militares do M14 foram fabricados com a queda de forjar processo, que é mais complicado e mais caro. Até por volta do final dos anos 1990, o M1A produzido pela Springfield Armory manteve o corte na traseira direita do estoque para o selector encontrados no M14. Springfield Armory também omitiu o "7,62 MM" designador de calibre no receptor M1A desde 1991.
Uma vez que a proibição de armas de assalto de 1994 foi aprovada, proibindo (entre outras funções) talões de baioneta, o M1A não fornecido com um terminal de baioneta. Embora a lei de 1994 expirou em setembro de 2004, tornando lugs baioneta legal de novo (na maioria dos estados), Springfield Armory não retornou com esse recurso. Desde o lug baioneta é anexado ao supressor de flash , "pós proibição" rifles pode ser facilmente equipado com um terminal de baioneta pela montagem de um pré-ban supressor flash.
A proibição de armas de assalto na Califórnia, que entrou em vigor 1 de janeiro de 2000, proibiu os supressores de flash em todos os fuzis semi-automáticos capazes de aceitar um compartimento destacável. Como resultado, a Springfield Armory projetou um focinho freio , que instalado no lugar do supressor flash padrão em todos os modelos que foram vendidos na Califórnia. O focinho freio reduz a subida do barril, permitindo que o operador objetivo mais rapidamente para um outro tiro.
A maioria dos rifles M1A fabricados desde 1971 foram feitos para o mercado comercial e, portanto, só eram fabricados e vendidos na versão semi-automática. No entanto, estima-se que bem menos de mil rifles M14 foram fabricados e registrados para a posse de civis antes da passagem da Lei de Proteção de arma de fogo em 19 de maio de 1986. Springfield Armory, Inc. e Smith Empresa foram as duas empresas que produziam rifles tipo M14 para a posse de civis. Até Maio de 1986, Springfield Armory, Inc. tinha um Departamento de Automáticas completo em sua fábrica em Illinois. Poucos rifles M1A foram convertidos em automáticos e registrados com o ATF por Classe II fabricantes como Neal Smith e Armory Rock Island (também propriedade da família Reese). Os receptores destes rifles de fogo selecionar têm a lug seletor e cortes operacionais vara ferroviário para o conjunto do conector.